Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

TJSC reforma sentença e isenta condomínio por acidente ocorrido no elevador.

há 3 anos

A 3º Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, em 25/11/2020, ao julgar o Recurso Inominado – RI nº 0004223-10.2019.8.24.0091 de Relatoria do Juiz Alexandre de Morais da Rosa, decidiu, por votação unânime, não conhecer a responsabilidade objetiva de um condomínio sobre o acidente em que uma idosa, após cair ao ingressar no elevador do prédio, sofrer lesões que necessitaram de cirurgia para recuperação.

A ação foi ajuizada em abril de 2019 com o objetivo de responsabilizar de forma solidária o condomínio e a empresa responsável pela manutenção do elevador ao pagamento de indenização por danos materiais e morais.

O juízo de origem, 2º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital, reconheceu a responsabilidade objetiva, Art. 927, Parágrafo Único, do Código Civil de 2002, e condenou de forma solidária a empresa responsável pela manutenção do elevador e o condomínio ao pagamento das indenizações. Na visão do Magistrado a responsabilidade do condomínio advém em razão do evento ter ocorrido em suas dependências, o fato de possuir contrato de assistência técnica com a empresa de manutenção não afasta a responsabilidade pelos danos causados pelo defeito no elevador.

Por outro lado, o juízo recursal acatou recurso apresentado pelo condomínio e não reconheceu sua responsabilidade objetiva. Entendeu não ter ficado demonstrada a culpa pelo acidente, pois foi comprovada a realização de manutenções mensais, até mesmo um dia antes do acidente, assim inexistiu nexo causal e razões fáticas para responsabilizar o condomínio.

Essa e outras notícias você encontra no site: https://meloebarcelos.com.br/

  • Sobre o autorAtuação em Florianópolis e Região
  • Publicações5
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsc-reforma-sentenca-e-isenta-condominio-por-acidente-ocorrido-no-elevador/1143752318

Informações relacionadas

Mulher cai em estacionamento de shopping e será indenizada

Wellington de Marchi, Advogado
Notíciashá 3 anos

Hipermercado é condenado a indenizar consumidora que se machucou em banco vendido pela loja

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)